agosto 22, 2010

Lomografia na mira da modinha

Minha quad-cam - 4 fotos de uma vez
Agora as lojinhas  de roupas que ditam "moda" (moda entre aspas porque eu sou adepta do 'FUCK THE FASHION') no Rio também resolveram difundir a lomografia e vender câmeras tipo Lomo, a preços ridículos de caros. Sim, as câmeras tipo Lomo são câmeras baratas feitas de plástico - incluindo as lentes. 
A Lomo original (ЛОМО)


As Lomo (ЛОМО em russo) originais foram criadas na Rússia no começo dos anos 80 para que os preços fossem acessíveis. Uma Lomo russa dessa época é uma raridade  nos dias de hoje - por é isso bem cara, mas existem milhões de câmeras de plástico, chamadas de Lomo atualmente (bem baratas como devem ser), que servem para criar fotos com as mesmas características, as mesmas cores saturadas e efeitos inusitados.


Efeitos maneiríssimos


Eu adoro lomografia, já comecei a minha coleção de câmeras do tipo, mas confesso me irritar quando vejo algo assim virar um modismo que não contribui para nada a não ser aumentar o preço de algo que sempre foi barato. Eu tenho a mesma opinião sobre perfumes e maquiagem: me irrito ao ver preços de bons produtos que se tornaram impossíveis porque temos que pagar pelo modismo. 




Será que a moda dura? Levando em consideração que as fotos precisam ser reveladas como antigamente e a maioria das pessoas não revela em casa, talvez não. Eu só espero que volte a ser não muito popular ou se banalize logo para eu poder continuar comprando minhas câmeras. 

9 comentários:

Lu_Russa disse...

as LOMOS são MUITO baratassss !!!

especialmente aqueles vendidas nas ruas de StPetersburgo...mas aqui no Brasil tbém são baratas, no Mercado Livre tem um vários modelos. Eu tenho 3 em casa, amo !

bjos

KS Nei disse...

De fato, o lance eh a revelacao.

Dadas as proporcoes, eh igual aos mini coopers, odiado no passado por ser minusculo e poluente, hoje em dia cultuam a baratinha e eh caro feito um passeio sideral.

inte.

Leela disse...

Lu, elas são de St. Petersburgo mesmo, não são? Mas hoje em dia tem as austríacas também, né? Eu já comprei pela internet também, mas não são as lomo 35mm LC-A da Lomo PLC dos anos 80, já são outras. Eu achei uma original no amazon, mas custa 200 dólares! Eu queria uma assim só pela recordação, mas adoro todas também. Quero várias, mas não pelo preço que andam vendendo aqui no Rio. Lu, fiquei curiosa pra ver as suas! Beijão.

Leela disse...

É Nei... é o poder da propaganda que estraga tudo! Beijo.

rnt disse...

eu acho lidas as fotos, mas nem tenho coragem de comprar uma lomo.
sobre a escova:

nega, se vc pesquisar, deve achar um genérico nas 25 de março e comercios populares da vida.... eu comprei em 12X de 29,99 mesmo, hahaha.

Paula disse...

Oieee
adorei seu blog! sou um pouco novata aqui... me identifiquei um pouco e já virei sua seguidora...
tb sou estudante de psicologia...se quiser passa lá no meu:
www.deixaeu-tecontar.blogspot.com

Didi disse...

Aquela famosa "síndrome de underground" apitou em mim quando vi matérias no Globo falando sobre lomografia e desa modinha a qual você se refere. Isso até me demoveu a vontade de fazer fotos com uma até porque é triste pagar caro numa câmera de material barato.

Anônimo disse...

Por esse preço não é melhor comprar uma camera de verdade tipo a Spotmatic F?

Ou melhor, procure no armário do seu pai as cameras dele. Vai ter coisas vintage (ui) como Olympus Trip, Kodak 127, Xereta, Zenit 122, Praktika, Ricoh etc.

Márcio Pinheiro disse...

Nossa, fiquei anos tentando lembrar o nome dessa mamografia rs