abril 06, 2015

A eterna problemática capilar

Tyra Banks
É bem verdade que a questão da aparência dos cabelos não se restringe à raça, credo ou gênero, mas eu garanto que quando falamos de um grupo problemático nesse quesito vale citar as mulheres negras, como eu. Não só passei a vida tentando modificar meu cabelo para ter a aceitação social e pessoal (sim, eu me perguntava o que estava errado comigo), como também sofria por nunca ter cabelos longos. Eu sempre detestei ter cabelos curtos e jamais consegui mantê-los bonitos e saudáveis para que chegassem a ser compridos. 

Hoje em dia, em meio a um grande movimento de aceitação de nossas raízes, vejo muitas mulheres negras buscando seus cabelos naturais, perdidos no tempo e entre alisamentos. Cabelos que a maioria nem sabe ou lembra como eram originalmente. Eu me enquadrava nesse perfil, parei de processar meus cabelos quimicamente, comecei a deixá-los crescer para conhecê-los melhor. O cabelo que foi nascendo é muito mais forte, brilhoso e bonito. Fui cortando as partes relaxadas para diminuir a aberração que é ter dois tipos de cabelo ao mesmo tempo. 

Entretanto, tudo caiu por terra quando - já de cabelo super curto - descobri que teria que cortar bastante mesmo para ter um cabelo mais apresentável e todo natural. Não me leve a mal, o meu cabelo sem química, que deixei crescer por meses e meses, é lindo de verdade, mas não consegui me comprometer com duas texturas ao mesmo tempo e muito menos cortar o cabelo mais curto do que está agora e relaxei tudo de novo.  
Admito que gosto do cabelo alisado porque me dá muito menos trabalho no dia-a-dia do que quando era enrolado, embora custe pouco para ficar feio e sem vida e começar a quebrar. Eu não compartilho da opinião de algumas pessoas que acham que porque sou negra TENHO que usar meu cabelo natural. Para mim esse tipo de atitude é igualzinha a dizer que tenho que usar alisante para parecer mais bonita. Por ser um ser humano, eu usarei meu cabelo como eu achar que mais me convém e me alegra o fato de saber que sempre posso modificar tudo ou raspar e começar do zero.


Vivendo na terra do tio Sam e observando a comunidade negra aqui, é notório que pelo menos 80% das mulheres usa perucas e apliques e seus cabelos parecem cabelos de estrelas de Hollywood. Ao chegar aqui, me deixei seduzir pelos apliques que gostei de usar em ocasiões especiais. Mais recentemente, me rendi e comprei uma peruca. O plano era praticamente raspar o meu cabelo e deixar crescer no natural protegidinho embaixo de uma peruca cheia de glamour. Perfeito, né? Seria, se eu não me sentisse absolutamente ridícula, paranoica e desconfortável toda vez que a estou usando. A coisa mais estranha é que todo mundo elogia dizendo que fiquei ótima (não vamos nem analisar o porquê), mas eu me sinto um ET, cismada que as pessoas estão olhando e rindo de mim - internamente. Muitas vezes me obrigo a usar, já que foi uma fortuna, mas a melhor parte do dia para mim é quando entro em casa e tiro a peruca.

Só falta um mega hair agora...

Nenhum comentário: