maio 22, 2009

A raça é: HUMANA

Fim de aula e eu estou parada junto à porta esperando uma amiga. De repente uma de minhas so-called colegas de classe se aproxima e pergunta:

- Você viu a Jaqueline?
- Er... Quem é Jaqueline? - eu pergunto.
- Jaqueline, uma que senta ali, escurinha também... - e aponta para meu braço para evidenciar a semelhança. Eu ignoro a sutileza do discurso e digo que não sei quem é. Não se dando por vencida, ela insiste repetindo a descrição, quase indignada - como posso não saber da tal Jaqueline? Afinal, somos "escurinhas". Finalmente, eu solto a pessoa que me habita e respondo:
- Espera, vou ligar para nossa central de escurinhos e saber se a escurinha número 7856-j já saiu de lá.

8 comentários:

KS Nei disse...

Como se aqui, acolá, dálmatas, dobermans, viralatas, todos bípedes.
Labradores louros e negros. Marleys e Bob Marleys.

Muitos, muitos ratos.
Raça chinesa e japonesa. Hamster húngaro e cloacas da Patagonia.

Raça. Se for o caso, eu sou quase pequines. Viralata.
Besos!

Gemini disse...

Mas, como assim? Você não é escurinha, você é moreninha! Você está catalogada na Central "Escurinhos" amigos de "Branquinhos" se transformam em "Moreninhos". (Já escutei várias vezes que sou "moreninha", pode?!)
Confesso que é um saco lidar com racismo no dia-a-dia. Principalmente na própria família, onde minha sogra insiste em dizer que meu filho é "moreno". Lá tá ele catalogado na paleta também.

cks disse...

Na boa? Eu teria mandado a sujeita pra casa do caráleo.
Pq não é possível que a criatura seja tão sem noção assim. Pra mim, é de caso pensado, racismo mesmo.

Anônimo disse...

PORRA.

Muito obrigada, a central dos escurinhos agradece.

Dima disse...

Wow, a great response, baby! She deserved it.

Lomyne disse...

Isso dá nojo... É cota, então? Conceito de casta? Apartheid?

Danny Reis disse...

Jura que você não teve vontade de dizer que escurinha é a puta que a pariu? É, minha sutileza não se mostra sempre... hahahahaha!
Saudades!
Beijos!

Márcio Pinheiro disse...

Sou a favor da cota, e amo escurinhos eeeeeeeee, no Brasil até tem muita gente que pode se definir né, nada de mistura... ambiguei